O setor funerário tem um faturamento anual de R$ 7 bilhões e a tendência é de crescimento, segundo dados do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep). Mas, para se dar bem nesse mercado, é necessário que o gestor compreenda as particularidades do setor e atenda às necessidades específicas desse público que o consome.
Com a chegada da pandemia, esse mercado intensificou sua transformação. Novas tecnologias, produtos e serviços, além de uma demanda cada vez mais exigente dos clientes é a marca desses novos tempos do setor. Agora, é preciso ter sensibilidade e rapidez no atendimento, reduzir a burocracia e ainda arriscar em novos produtos e serviços para atender com excelência o cliente.
O ano de 2023 traz novos desafios que é preciso estar antenado. Uma gestão sólida é marcada por uma boa administração de recursos, com uma equipe que saiba acompanhar as tendências do mercado e identificar novas oportunidades de negócio. Confira cinco dicas para gerenciar sua empresa neste novo ano:
Conheça o mercado
O setor funerário é cercado por tabus e estigmas. Por isso, é necessário que você mapeie a concorrência, conheça os produtos e serviços oferecidos. Também é preciso estudar o público-alvo do seu negócio, que são bem específicos e demandam uma outra abordagem na gestão da empresa. Essas informações serão fundamentais para você desenvolver a sua estratégia de negócio. Outro ponto importante é estar por dentro das questões burocráticas e legais do setor, que possui regulamentações específicas.
Capacite a sua equipe
Os princípios da administração de uma empresa do setor funerário é o mesmo de qualquer outra, mas as vendas devem ter um direcionamento diferente. Devido ao tema sensível que envolvem os produtos e serviços, é necessário que a equipe seja capacitada para fazer um atendimento humanizado, que acolha, ouça e atenda as necessidades do cliente nesse momento tão difícil. É necessário desenvolver habilidades de empatia e sensibilidade para estabelecer uma real conexão com a pessoa enlutada.
Invista em marketing digital
A presença no mundo digital é fundamental para divulgar e vender seus produtos e serviços. As empresas do segmento funerário também precisam de presença digital para atrair clientes e ganhar visibilidade. É possível utilizar as redes sociais e outros sites para criar relacionamentos, fidelizar clientes e fazer novos negócios. Mas, para isso, é necessário criar uma planejamento e uma estratégia para não errar o alvo e nem a abordagem.
Invista em tecnologia
Atualmente há vários softwares disponíveis no mercado para ajudar as empresas funerárias a encontrarem soluções práticas na administração, possibilitando mais tempo de dedicação da equipe para um atendimento mais acolhedor. Já existe hoje uma variedade grande de implementos tecnológicos que automatizam processos de gerenciamento em serviços administrativos e financeiros de funerárias, o que aumenta a produtividade e otimiza as vendas, garantindo também a organização do seu negócio.
Seja versátil
A pandemia obrigou o setor funerário a se adaptar e evoluir. Com as novas demandas surgiram novos modelos de negócios que, cada vez mais, entregam produtos e serviços personalizados para cada cliente. Mantenha-se conectado com as tendências do mercado e esteja aberto a novidades que podem incrementar o seu negócio e os seus lucros.