Lidar com a morte não é tarefa fácil para ninguém, e não é à toa que muitos se esquivam na hora de falar desse assunto. Por isso, na hora de fazer o marketing da sua empresa funerária é necessário observar as dinâmicas desse mercado e desse público que é cada vez mais exigente.
Todo produto ou serviço funerário deve ser oferecido com bastante cuidado para evitar situações constrangedoras e difíceis. Também é essencial ter capacitação e boas estratégias de comunicação para não errar na hora de atrair potenciais clientes. Para ajudar no seu planejamento, apresentamos 3 dicas de marketing para a sua empresa:
Trace um plano estratégico
Toda comunicação empresarial deve ter uma boa estratégia para alcançar os resultados desejados. É necessário, primeiramente, fazer uma pesquisa de mercado, observando a concorrência e as melhores práticas de marketing do setor. Também é preciso avaliar e dividir o público-alvo que, no segmento funerário, é bastante amplo. Depois, deve-se estabelecer as metas e o foco da campanha, além de quais veículos (imprensa, televisão, rádio, redes sociais, etc.) serão utilizados. Com todas essas informações, é possível traçar um planejamento de curto, médio e longo prazos.
Aposte no marketing digital
A presença digital é imprescindível para atrair potenciais clientes e criar relacionamentos. Faça um planejamento de onde sua empresa pode ocupar no mundo digital e crie estratégias para que sua presença online se reverta em novos negócios. É importante observar que marketing digital não se limita apenas ao Instagram. Há redes sociais de todo o gênero e as mais exploradas pelas empresas atualmente são Instagram, TikTok, Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube. O marketing digital também inclui a presença em sites através da publicidade, no rankeamento do Google, em blogs, além do relacionamento em sites como o Reclame Aqui, Wikipedia, entre outros. Para cada um dos veículos digitais utilizados é necessário uma estratégia. Por isso, é fundamental a contratação de profissionais qualificados para não errar na abordagem.
Invista em treinamentos para a equipe
Trabalhar com a morte sempre é delicado. Por isso, é necessário ter uma equipe qualificada e que saiba fazer um atendimento humanizado ao cliente enlutado. O acolhimento é fundamental para criar um ambiente com mais sensibilidade que o momento exige. Os atendentes também devem ter a capacidade de resolver os trâmites burocráticos para facilitar ao máximo a vida do cliente. É importante ressaltar que nenhuma estratégia de comunicação será eficaz se o produto ou serviço não for oferecido adequadamente. Por isso, é preciso ter excelência também no atendimento ao cliente.