O segmento funerário sempre foi rodeado de tabus e superstições. Mas, nos últimos 30 anos, uma série de mudanças nas empresas e também na sociedade promoveram o desenvolvimento e a profissionalização do setor, o que vem contribuindo para diminuir os estigmas.
O aumento da expectativa de vida do brasileiro e a estabilização das taxas de mortalidade no Brasil proporcionaram um aumento de demanda para o setor, que passou a incrementar os serviços para atender ao público cada vez mais diversificado e exigente que se apresenta a cada momento.
Por isso, a gestão no segmento funerário é ainda mais desafiadora. Nesse setor os princípios da administração são os mesmos de qualquer área, mas o direcionamento de vendas é diferente. Investir em inovação e em atendimento especializado são maneiras de se reinventar no mercado e derrubar, aos poucos, o estigma e tabu associados a esse mercado. Confira nossas dicas:
Invista no marketing
Apesar de lidar com assuntos sensíveis às pessoas, é fundamental investir no marketing. Para acertar na estratégia e na abordagem, é necessário conhecer o mercado e realizar pesquisas. Com esses dados em mãos é possível construir um plano de ação assertivo e que atenda às necessidades e anseios do seu público-alvo.
Invista em capacitação
Como o segmento envolve muitos tabus e sentimentos de luto, a equipe de vendas deve ser qualificada para realizar um atendimento humanizado que acolha e atenda às necessidades do cliente. O acompanhamento da equipe deve ser constante, assim como as capacitações para estimulá-los a entender a dor do cliente para oferecer o melhor serviço a ele.
Invista em inovação
Sempre é possível incrementar ou personalizar um serviço já existente. É importante estar conectado com as inovações do mercado e das necessidades dos seus clientes para poder oferecer um atendimento adequado. Ainda, é fundamental estar atualizado em relação as questões burocráticas e legais do setor, que possui uma das regulamentações mais específicas, para facilitar ao máximo a vida do cliente. Mantenha-se atualizado também em relação as novidades da tecnologia e use seus conhecimentos em psicologia para criar laços afetivos e um verdadeiro relacionamento com o cliente.