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Setor funerário: como implementar o atendimento humanizado

O avanço do mundo digital e a constante concorrência têm levado mais empresas de diversas áreas a aderirem ao atendimento humanizado. Mas o setor funerário, que trabalha com temas sensíveis, tem esse tipo de atendimento como prioridade e um dos pilares para o sucesso.

Ninguém gosta de passar pela dor e luto, e nem todos conseguem passar de maneira saudável por eles. É um momento de extrema emoção e vulnerabilidade onde o cliente deve tomar decisões importantes. Por isso é necessário que o profissional seja capacitado para oferecer os melhores serviços e trabalhar com cuidado para não gerar uma experiência ruim para a pessoa enlutada.

O atendimento humanizado é muito mais que pensar nas necessidades do cliente. Nesse tipo de serviço a prioridade é oferecer ao cliente e seus familiares o conforto, acolhimento e segurança. E nem sempre isso é responsabilidade só do atendente. Os cemitérios e empresas funerárias também precisam ter estrutura para oferecer capacitação aos seus funcionários para realizar o melhor atendimento ao consumidor. Por isso separamos algumas dicas para você implementar no seu negócio. Confira:

Empatia
O primeiro passo é ver o cliente não apenas como um consumidor, mas como um ser humano com sentimentos, vivência e particularidades. É necessário se colocar no lugar do outro para compreender as suas necessidades e anseios. Entender isso vai tornar o atendimento mais empático e acolhedor, transformando a experiência em algo positivo e marcante.

Respeito
A pessoa enlutada está vivendo um de turbilhão de sentimentos. É natural ela sentir raiva, dor e angústia, e é dever do profissional entender esse momento. Além disso, cada um vive o luto de forma diferente. E, independente da religião, crença ou credo do seu cliente, é fundamental respeitar a forma como ela lida com a perda de um ente querido.

Confiança
Seja claro e sincero com as informações que repassar. Mostre que domina o assunto e que o cliente pode confiar em você. Lembre-se que o cliente perdeu uma pessoa querida e o que ele mais precisa é de alguém que o ajude a passar por esse momento difícil da forma menos burocrática possível.

Estrutura
Invista na estrutura da sua empresa para que ela se torne confortável e acolhedora. O cliente precisa sentir que tem todo o suporte necessário para passar por esse momento difícil. Pode investir em sofás, poltronas, cafezinhos, biscoitos e tudo mais que puder ajudar a tornar um local mais acolhedor.